Testámos o Golf eHybrid – veja como se compara ao Golf GTE!

Esta semana tivemos oportunidade de experimentar o novo Volkswagen Golf eHybrid e perceber as vantagens e desvantagens da gama eletrificada do clássico da Volkswagen.

Golf eHybrid

Com o sucesso que os outros modelos da marca têm tido nas suas versões eletrificadas, não é surpresa que a marca alemã tenha agora, para a nova geração do Volkswagen Golf 8, adicionado dois modelos PHEV às opções oferecidas. 

O Volkswagen Golf GTE continua a destacar-se tanto do ponto de vista estético, como de potência, ficando no topo da hierarquia do Golf, no entanto, colocámos a questão: como é que este se compara ao irmão mais pequeno?

Preços do Volkswagen Golf GTE e do Golf eHybrid

O Volkswagen Golf GTE começa nos 44.605 € enquanto que o mano mais pequeno, o Volkswagen Golf eHybrid começa nos 40.366€.

O que perdem de capacidade de carga face ao Volkswagen Golf normal?

Devido à dimensão das baterias, perdem um total de 272 litros de carga na bagageira e ganham ainda quase 400 kg face ao 1.0 TSI por exemplo, com um total de 1658 kg.

Golf eHybrid

Equipamento

É nesta vertente que o Volkswagen Golf GTE se destaca face ao Volkswagen Golf eHybrid, com uma versão de equipamento própria enquanto que o Golf eHybrid vem apenas equipado com a versão Style que conta ainda assim com um sistema de infotainment de 10 polegadas, faróis frontais e traseiros em LED, jantes de 16 polegadas e alguns apontamentos de design exterior próprios desta variante. 

Motorizações disponíveis

Tanto o Volkswagen Golf eHybrid como o Golf GTE vêm equipados com uma bateria de 13kWh, um motor elétrico que fornece 109 cavalos de potência e com o mesmo bloco de 4 cilindros com 1.4 litros, a debitar 150 cavalos.

No entanto, no caso do Volkswagen Golf eHybrid, a potência máxima do conjunto está limitada aos 204 cavalos, enquanto que no GTE, devido a esta gestão diferente dos componentes elétricos, produz uns saudáveis 245 cavalos.

O Volkswagen Golf eHybrid concretiza os 0-100 km/h em 7,4 segundos enquanto que o Golf GTE faz a mesma escalada em apenas 6,7 segundos.

Golf eHybrid

Autonomias do Volkswagen Golf eHybrid e do Golf GTE

No caso do Volkswagen Golf eHybrid, a Volkswagen anuncia uma autonomia expectável de 80 km enquanto que no Golf GTE já estamos a falar de apenas 62 km.

No entanto, o Volkswagen Golf eHybrid, devido à gestão eletrónica mais eficiente e vocacionada para a economia, tem um consumo de combustível de 1.2L /100 Km enquanto que o irmão mais potente já conta com 1.7L /100 Km.

Golf eHybrid

Carregamentos

Tanto no Volkswagen Golf eHybrid que experimentamos, como no Golf GTE, o carregamento é feito em 4 horas por um carregador Wallbox de 3,6 kWh ou com um carregador de 2,3 kWh irá demorar cerca de 6 horas.

Veredito do VW Golf eHybrid

Tanto o Volkswagen Golf eHybrid como o Golf GTE são carros ideais para o transporte do dia a dia. Fazendo a utilização destes carros como se fossem carros exclusivamente elétricos e para a distância percorrida pelos trajetos diários da maioria dos utilizadores, conseguirão andar exclusivamente em modo elétrico e mantendo a opção de um motor térmico para as viagens mais longas que pretendam fazer, como dias de férias.

O Golf eHybrid apresenta-se como uma versão menos desportiva e com um look mais clássico e conservador mas atingindo ainda assim um bom equilíbrio entre o equipamento oferecido e o dinamismo da condução.

Veja aqui também o anterior artigo sobre o Volkswagen e-Golf!